Como Realizar Trocas e Devoluções com Facilidade

Lei sobre prazo de troca em e-commerce:

Artigo 49 do CDC:

"O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 (sete) dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio."

Em resumo:

O consumidor tem até 7 dias corridos após o recebimento do produto para desistir da compra (sem necessidade de justificar o motivo).

O vendedor deve reembolsar integralmente o valor pago, inclusive o frete.

A  primeira devolução deve ser feita sem custo ao consumidor.

 

Importante:

Esse direito não se aplica a compras feitas em lojas físicas.

Troca por tamanho, cor ou gosto pessoal só é obrigatória se isso estiver previsto na política da loja.

Se o produto vier com defeito, aplica-se o prazo legal de 30 dias (produtos não duráveis) ou 90 dias (produtos duráveis) para reclamação, conforme o artigo 26 do CDC.